moda

Moda | Workwear Essentials

Recentemente comecei a trabalhar e o cuidado com o que vestir no dia seguinte começou a ser maior. Apesar de sempre ter tido um estilo casual-chic que se adaptaria bem a um dia-a-dia no escritório, abracei esta nova fase como um desafio para me reinventar um pouco e adicionar algumas peças com um toque mais profissional ao meu roupeiro. Rapidamente me apercebi de que conseguiria criar imensos looks diferentes com uma só base – umas calças, uma camisola e um casaco.

Comecei por evitar as skinny jeans, que uso há muitos anos, mas que se tornam desconfortáveis depois de um dia de trabalho. Comprei algumas calças com um corte menos justo – dois pares carrot, dois pares chino e um par bootcut -, com a cintura bem definida e num tecido de uma qualidade mais maleável. As calças de cintura subida são a melhor tendência que regressou da década de 80 e não me imagino sem elas. Não sou grande fã de cullotes no inverno pela largura no tornozelo, porque gosto das calças com um corte elegante que acompanhe a perna. Comprei tons neutros – preto, bege, bordeaux e camel. Felizmente, estas calças são uma tendência, por isso encontram-se facilmente a um preço acessível.

Relativamente à parte de cima, tenho procurado camisolas de tecidos cada vez menos sintéticos, que tenham toda ou alguma percentagem da composição em algodão. Com a chegada do outono, os básicos de manga comprida são perfeitos para colocar por dentro das calças, que com a cintura subida das calças torna o look muito elegante e confortável. Nos dias em que está mais frio, também gosto de vestir uma camisola de malha ou lã. Não sou grande fã de camisas, o que me auxilia na arte de engomar, no entanto faço questão de garantir que as camisolas vincam o menos possível.

Para finalizar esta base, gosto de vestir um blazer por cima ou, em dias mais sossegados, um casaco de malha. Calço uns sapatos,  coloco alguns acessórios muito discretos, ponho a agenda na mala and I’m good to go! Para garantir que estou o mais cuidada possível, certifico-me de duas coisas: a roupa está bem engomada – o que faz muita diferença, principalmente nas calças -, os sapatos estão bem limpos e estou o mais confortável possível. A sensação de desconforto é uma das piores e, apesar de durante alguns anos pensar que o sacrifício do conforto valeria a pena pela elegância, não há necessidade de nos sentirmos desconfortáveis quando há imensas opções por onde escolher.

Quanto mais simples melhor: conjugar um par de calças com uma parte de cima, escolher um casaco que combine e completar o look com alguns pormenores. A par dos padrões e cores das peças base, os sapatos e os acessórios definem também um conjunto. A simplicidade representa para mim o elemento-chave de qualquer conjunto que uso. Ao pensar nesta base sob a qual construo o meu conjunto até estar completo, garanto que me sinto bem, confortável e confiante no meu próprio estilo. Deixo-vos ainda um vídeo da Tess Christine, a minha youtuber preferida, de um office lookbook que mostra precisamente o estilo de que mais gosto ultimamente. O que acham destes essenciais para o trabalho? Contem-me quais os vossos, na caixa de comentários.

Simplicity is the keynote of all true elegance.

Inês Nobre
Um blog sobre o que mais me apaixona, como melhor me sei expressar - pela moda e pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *